quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz

Jo 3, 13-17


“Deus amou tanto o mundo que lhe enviou o seu filho Unigénito…” e sabia o que os homens iam fazer a Jesus. Também sabia que havíamos de continuar a crucifica-lo com as nossas asneiras no quotidiano das nossas vidas mas mesmo assim enviou-O “…para que o mundo seja salvo por Ele.” Salvos pela Cruz! É isso que nós somos. Mas também somos chamas a ser co-responsáveis pela salvação dos outros como nos diz S. Paulo “Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja.”(Col 1, 24). Assim os nossos sofrimentos e dores não são em vão têm um sentido salvífico. Na medida em que somos de Cristo também as nossas dores lhe pertencem e se as oferecermos livremente tornam-se oração e relação profunda com Deus.
A nossa vida é uma correria e neste momento, até para algumas das nossas dores ficamos dormentes e quase que as deixamos de sentir ou então passam a fazer parte do “barulho de fundo”. Tudo o que somos que seja para Deus e para os irmãos até a nossa cruz, se calhar, principalmente a nossa cruz,  de forma que o exemplo de amor da Cruz de Cristo se reflicta nas nossas vidas e perdure reflectido em cada cristão que o assume e se assume inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário